quarta-feira, 16 de maio de 2007

Uma ajuda da mãe natureza

Mistério da grande conquista de Alexandre é revelado



A ilha cidade de Tiro era considerada inconquistável até que Alexandre, o Grande, marchou por sua ponte. Os pesquisadores agora revelaram que os conquistadores, na verdade, tiveram uma pequena ajuda -da mãe natureza.

A cidade libanesa de Tiro, uma das cidades mais antigas do mundo ainda existentes, se encontra sobre os resquícios de uma antiga batalha militar sangrenta e peculiar. Em 332 a.C., o conquistador macedônio Alexandre, o Grande, devastou a rica cidade mercantil, que na época era considerada inexpugnável no topo de uma pequena ilha rochosa. Hoje, Tiro se projeta da costa libanesa em uma faixa de terra em forma de língua, com os dias de refúgio em ilha deixados há muito no passado.

O cerco é famoso não apenas por sua importância estratégica e histórica -a captura da cidade foi chave para a conquista do império persa por Alexandre- mas também pelo feito de engenharia que deu a vitória para Alexandre.

A certa altura durante seu cerco de sete meses a Tiro, Alexandre construiu uma ponte de madeira e pedra de quase um quilômetro de extensão para chegar do continente à ilha. Mas permanecia um mistério a forma como um exército de soldados parcamente equipados conseguiu construir uma via atravessando vários metros de mar profundo. Os pesquisadores agora acreditam que Alexandre, o Grande, teve alguma ajuda da mãe natureza.

Nick Marriner, um geoarqueólogo francês, analisou os sedimentos de terra que atualmente ligam Tiro à costa libanesa. "Nós encontramos vários fragmentos, ladrilhos cerâmicos e pedaços de madeira", disse Marriner para a 'Spiegel Online'. "Mas não havia prova de que eles foram usados na construção". Os pesquisadores também encontraram várias conchas de um certo tipo de mexilhão no sedimento, existentes em abundância nas águas costeiras rasas. Os pesquisadores concluíram que a elevação do nível do mar encolheu a ilha com o tempo, deixando as áreas recém-cobertas como lagoas salobras.

Enquanto Tiro tinha aproximadamente seis quilômetros de largura há 8.000 anos, ela encolheu para cerca de quatro quilômetros nos 2.000 anos seguintes, relatou Marriner em 'Proceedings of the National Academy of Sciences USA'. O pesquisador concluiu que as partes recém submersas da ilha tornaram difícil para as ondas atingirem a costa. Como resultado, o sedimento da costa acumulou no espaço entre a ilha e o continente, deixando uma ponte arenosa bem abaixo da superfície da água, sobre a qual Alexandre, o Grande, pôde construir sua estrada para uma vitória histórica.

Tradução: George El Khouri Andolfato


Nenhum comentário: