segunda-feira, 4 de junho de 2007

Chaves x RCTV

Hugo Chávez diz que rede RCTV criou ditadura na mídia. Proprietário de canal diz que governo entra em etapa de totalitarismo.

À meia-noite de domingo será extinto o sinal de um dos canais de televisão mais antigos da América Latina, RCTV - uma decisão polêmica que apresenta diferentes interpretações. O presidente Hugo Chávez a considera o fim de uma ditadura na mídia, enquanto que o proprietário do canal a entende como o início do totalitarismo na Venezuela.À meia-noite de domingo será extinto o sinal de um dos canais de televisão mais antigos da América Latina, RCTV - uma decisão polêmica que apresenta diferentes interpretações.O presidente Hugo Chávez a considera o fim de uma ditadura na mídia, enquanto que o proprietário do canal a entende como o início do totalitarismo na Venezuela. A Venevisión adotou uma linha editorial neutra a partir de 2005. A RCTV será substituída pela TVes, uma televisão montada nas últimas semanas pelo ministro de Comunicação que será de "serviço público" e seu conteúdo ficará a cargo de produtores independentes. A Venezuela ficará então com quatro televisões de alcance nacional em televisão aberta (VHF): a estatal Venezoelana de Televisión identificada com o chavismo, a nova TVes, e as privadas Venevisión e Televen. A única televisão de oposição que resta é a Globovisión, um canal só de informação que transmite em uma freqüência de menor alcance (UHF) em Caracas e na terceira cidade do país, Valencia, e por TV a cabo. Chacón afirmou que a RCTV poderia passar a ser transmitida por cabo, embora não tenha sido formulada ainda uma solicitação para isto.

Outro dia ouvi no rádio que o presidente Lula não se posiciona diretamente no conflito por dois motivos:

  • Por termer Chaves;
  • Por simpatizar com as idéias do sucessor de Fidel;
Aguardemos o desnrrolar desse conflito, certamente iremos nos surpeender.
Amigo leitor, caso não saiba, Lula tem a obrigação moral de posicionar por diversos motivos:

  • O Brasil é o líder da América Latina;
  • A União Européia lançou uma nota de repúdio;
  • Poxa, até o CONGRESSO NACIONAL, que não é lá um grande exemplo de idoneidade se posicionou...
  • E antes que eu não me esqueça, quem é a liderança do Mercosul? Opa!
    • Será o Brasil?
É uma pena, o presidente LULA me faz lembrar a campanha de 2006, em que um determinado candidato demonstrava que a cadeira presidencial está vazia. Espero que não estejamos caminhando numa estrada de retrocesso.

Uma ótima semana a todos.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL41592-5602,00.html

Nenhum comentário: