Ao ler a notícia me surpreendi, e acredito que, se o caro leitor que conhece a história portuguesa com certeza, certamente se surpreenderá.O ditador António de Oliveira Salazar, isso mesmo governou Portugal entre 1932 e 1968, venceu nesta segunda-feira (26) uma votação popular para escolher os "melhores portugueses da história". A eleição foi promovida pelo canal estatal RTP. Na votação, o ditador superou o histórico líder comunista português Álvaro Cunhal, que ficou
Mas a memória do ex-ditador também parece ter atraído setores mais jovens da sociedade, que sequer o conheceram. Nomeado para o Ministério das Finanças em 1928, Salazar conseguiu um superávit nas contas públicas. Em 1930, fundou o partido União Nacional e, em abril de 1932, tomou definitivamente o Poder. Salazar aprovou uma nova constituição um ano depois, com uma abstenção de 40% do eleitorado, e manteve a neutralidade de Portugal na Segunda Guerra Mundial.
No entanto, não conseguiu evitar a perda da Índia portuguesa, em 1962, nem a guerra colonial a África, que marcou o fim do Império português.
A votação portuguesa seguiu o modelo de outras já realizadas em diversos países europeus, como o Reino Unido, onde o vencedor foi o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, e a Alemanha, onde o ex-Chanceler Konrad Adenauer foi o preferido.
Se essa moda pega teria o Brasil, como vitorioso o Sr. Getulio Dornelles Vargas?, “o pai dos pobres”, que pouco difere de Salazar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário