quinta-feira, 5 de abril de 2007

A SEMANA SANTA

É durante a Semana Santa, que a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém.
O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascual tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascual terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
É importante recordar que "as ferias da Semana Santa, desde a Segunda até inclusive a Quinta-feira, têm preferência sobre qualquer outra celebração" e por tanto nestes dias não se deve administrar os sacramentos do Batismo e da Confirmação.
É importante que nestes dias se ofereçam em todas as paróquias, capelas, colégios, hospitais e centros de evangelização, horários amplos para facilitar aos fiéis o acesso ao Sacramento da Reconciliação como preparação espiritual para acompanhar ao Senhor Jesus na entrega de Si mesmo por nós. É muito conveniente que o tempo da Quaresma termine com alguma celebração penitencial que sirva de preparação para uma participação mais plena no mistério pascoal.
Feliz Páscoa a todos.

Um comentário:

Talles Fraga disse...

Bom Dia querida professora.

Tenho que agradecer sua enorme preocupação em descrever algo tão importante para todos com relação à Semana Maior da Igreja Católica Apostólica Romana, a Semana Santa.

No entanto, tenho que dizer também que alguns dados não correspondem com a Liturgia vigente. Um fato explícito é de ser referido o Triduo Pascal iniciando na Sexta Santa.

A questão Litúrgica pede-nos a observância de dois pontos nesta Semana:

1 - De Domingo de Ramos - ou das Palmas - até Quinta Santa - nos Santos Óleos - celebramos um grande fechamento do período quaresmal.

2 - Dividimos então os outros dias numa só celebração Pascal, ao qual nos referimos como Tríduo Pascal.
De Quinta Santa, no Lava-pés, até o encerramento da Vigília Pascal, no Sábado Santo, temos uma única Celebração Eucarística dividida em 3 celebrações distintas.

Claramente podemos perceber isto quando temos em mãos o rito de cada um desses dias.
Ex.:
Na Quinta temos a saudação do Presidente da Celebração - em nome do Pai... - ,a Liturgia da Palavra, Lava-pés, Eucaristia, Transladação mas não temos a benção final, ok?!

Na Sexta temos uma reverencia ao altar - sem saudação alguma. Temos a Liturgia da Palavra, Exaltação do Cristo na Cruz, distribuição das Particulas Consagradas, e despedida, também sem benção final, ok?!

No Sábado temos a celebração da Luz, sem saudação inicial, temos a Proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Hino de Louvor - Glória - Aleluia, Ladainha e batismos, Eucaristia, e Benção Final.

por este motivo chamamos de Tríduo, três partes de uma mesma celebração litúrgica pascal.
Como um tripé, humildade, gratuidade e ressurreição.