terça-feira, 3 de abril de 2007

Moeda antiga mostra que Cleópatra era feia

A imagem de prata em um pequeno denário de prata encontrado pela Universidade de Newcastle a mostra com um queixo proeminente, lábios finos e um nariz grande, de acordo com notícias da mídia britânica desta quarta-feira (14).
E nem o amante dela, o general romano Marco Antonio, parecia ser mais atraente. O retrato dele nas costas da moeda, que data de 32 a.C., o mostra com olhos salientes, um nariz em forma de gancho e lábios finos.
Clare Picersgill, diretora assistente da universidade para museus arqueológicos, disse: "A imagem popular de Cleópatra é a de uma rainha bonita que era adorada por políticos e generais romanos".
"O relacionamento entre Marco Antonio e Cleópatra foi durante muito tempo romantizado por escritores, artistas e cineastas", disse ela segundo o "The Times".
A moeda, que estava em um galeria britânica há muitos anos, foi redescoberta durante uma busca por itens que seriam apresentados em um novo museu no norte da Inglaterra.
Feia ela pode até ter sido, mas ninguém pode acusar Cleópatra de não ter sido um sucesso com os homens. A vida amorosa da rainha incluiu casamentos fracassados com dois de seus próprios irmãos e um filho com o todo-poderoso Júlio César. A série de relacionamentos com os grandes chefes da Antigüidade, porém, tinha um alvo certeiro: reconstruir o poderio do Egito, que estava em decadência, e quem sabe forjar para a soberana um novo império no Oriente Próximo. Nada mal para uma mocréia.
Sem trocadilho com a suposta forma de suicídio de Cleópatra, o fato é que a princesa se criou num verdadeiro ninho de víboras. Sua família, a dinastia dos Ptolomeus, vivia permeada de intrigas. Apesar de terem governado o Egito por quase 300 anos, os Ptolomeus ainda eram meio estrangeiros: falavam apenas grego, pois descendiam de um dos generais de Alexandre, o Grande (chamado, obviamente, de Ptolomeu). Reza a lenda que Cleópatra foi a única da dinastia a aprender o idioma egípcio. Como os antigos faraós, ela era considerada uma deusa por seus súditos: seu nome "oficial" era Cleópatra Thea Philopator - "A deusa Cleópatra, amada por seu pai".
Filha do faraó Ptolomeu XII Auletes, ela teve de enfrentar ainda na adolescência uma rebelião de sua irmã mais velha, Berenice, que tirou o pai das duas do trono. O faraó recuperou o cargo com a ajuda dos romanos e, ao morrer no ano 51 a.C., deixou o Egito para Cleópatra, então com 18 anos, e seu irmão e marido Ptolomeu XIII, com 12 - o casamento entre irmãos era um dos costumes egípcios que a dinastia tinha adotado.
A rainha, porém, logo deu mostras de que queria governar sozinha. Mandou cunhar sua própria moeda e tirar o nome do marido dos documentos oficiais. Acabou sendo forçado a se exilar, mas a chegada ao Egito de Júlio César (que estava perseguindo seu rival derrotado, Pompeu) virou o jogo em favor de Cleópatra. Ela seduziu o general romano, quase 30 anos mais velho que ela, e ganhou seu apoio para derrotar o irmão-marido.
Cleópatra casou-se com seu outro irmão, Ptolomeu XIV, que não passou de um faraó-fantoche até morrer por causas suspeitas poucos anos mais tarde. E teve um filho com César, Cesárion - ela quis convencer o romano a nomeá-lo seu herdeiro, mas ele não o fez.Sempre rápida no gatilho na hora de sentir o clima político, Cleópatra não se abalou com a morte de César. Pelo contrário, tornou-se amante do antigo subordinado dele, Marco Antônio, agora um dos governantes de Roma. Os dois tiveram três filhos (Cleópatra Selene, Alexandre Hélio e Ptolomeu Filadelfo) e começaram a forjar sua própria subdivisão do Império Romano, controlando o Egito, Chipre, a Síria e outras regiões do leste do Mediterrâneo.
Quem não gostou nada dessa história foi Otávio, sobrinho-neto e herdeiro de César. Decidido a se tornar o único senhor do Império Romano, ele derrotou os exércitos de Marco Antônio, levando o general e Cleópatra ao suicídio no ano 30 a.C. Ele também ordenou a morte do jovem Cesárion - teria dito "Há Césares demais por aqui" - e se tornou o primeiro imperador romano, conhecido futuramente como Augusto.
O interessante é que a maioria dos escritores da Antigüidade, apesar dessa série impressionante de conquistas, não enfatizam a beleza da rainha. Dão bem mais destaque à sua habilidade com línguas, ao seu bom humor e à sua inteligência.

P.S:Materia publicada em 14/02/2007 pelo portal www.g1.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

A moeda antiga é no minimo um fato curioso, pois é de prata. No antigo Egito o comum era ser de ouro, material farto por lá. As imagens de Clépatra que sobraram e estão em vários museus do mundo,são de uma mulher bonita, de traços fortes, mas de razoavel beleza e elegância.E as de Marco Antônio também, no entanto agora uma moeda, mal cunhada está servindo de "modelo" para a verdadeira face de ambos??? Para mim, parece apenas, mais uma das obras de Augusto em denegrir a imagem de ambos. Sinto muito.