sábado, 7 de abril de 2007

AS TERMAS ROMANAS


Foram econtradas termas romanas datadas do século em um sítio de Castel Di Guido, na localidade de Olivella, próxima a Roma. A descoberta aconteceu há dois anos, quando os agentes encontraram dois traficantes de restos arqueológicos.
Escavações arqueológicas foram iniciadas em meados do ano passado em dois dos seis ambientes individuais do espaço termal, nos quais foram encontrados mármores, mosaicos de valor artístico, lajes policromadas, revestimentos e cornijas (moldura que serve de arremate superior à fachada de uma casa ou prédio).
A vila termal está localizada em um território que na idade antiga era passagem entre o mundo etrusco e o romano e na época republicana adquiriu a denominação de "Lorium" e era freqüentado por personalidades da corte imperial.
Termas eram locais usados pelos romanos destinados aos banhos publicos, embora essa prática tenha iniciada pelos Caldeus.
Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens.

Um comentário:

Unknown disse...

em que século foram encontradas as termas a que se refere? Obrigada.