segunda-feira, 2 de abril de 2007

As pirâmides de Gizé


Um arquiteto francês declarou na sexta-feira ter resolvido o mistério que há 4.500 anos cerca a Grande Pirâmide do Egito, afirmando que ela foi construída de dentro para fora.
Teorias anteriores diziam que o túmulo do faraó Khufu (Quéops), a última das sete grandes maravilhas do mundo antigo que ainda sobrevive, foi construída ou usando uma enorme rampa frontal ou então uma rampa em forma de espiral, em volta da parte externa da pirâmide, para erguer as pedras.
Mas Jean-Pierre Houdin disse que uma análise 3D avançada mostra que a rampa principal empregada para erguer as pedras maciças para o ápice da pirâmide estava contida entre 10 e 15 metros abaixo da camada externa da pirâmide, fazendo uma pirâmide dentro da pirâmide.
"Esta teoria é melhor que as outras porque é a única que funciona", disse Houdin, depois de apresentar sua hipótese numa cerimônia em que usou simulação computadorizada em 3D.
Para provar sua tese, Houdin montou uma parceria com a empresa francesa Dassault Systêmes, que constrói modelos para o design de automóveis e aviões. A empresa pôs 14 engenheiros para trabalhar no projeto por dois anos.
Agora uma equipe internacional está sendo montada para sondar a pirâmide, usando radares e câmeras de detecção de calor fornecidas por uma firma de defesa francesa, desde que as autoridades egípcias aprovem a operação.
O egiptólogo Bob Brier disse à Reuters na apresentação da hipótese: "Isso contraria as duas principais teorias existentes. Eu mesmo as ensino há 20 anos, mas, no fundo, sei que estão erradas."
Houdin começou a trabalhar em tempo integral sobre o enigma oito anos atrás, depois de uma intuição que lhe foi transmitida por seu pai, engenheiro, e cinco anos antes de visitar a pirâmide "in loco".
Ele acredita que, com as técnicas que visualiza, a pirâmide pode ter sido erguida por não mais de 4.000 pessoas, em lugar das cerca de 100 mil vistas por historiadores passados como o número provável de trabalhadores encarregados de enterrar o faraó.

P.S:Materia publicada em 30/03/2007 pelo portal www.g1.com.br

Nenhum comentário: